Fusco Lusco

domingo, novembro 11, 2007

Sonata de Outono





O instinto maternal é uma mentira ou Sonata de Outono. Mãe e filha encontram-se depois de sete anos de separação. A mãe, Charlotte, é uma pianista mundialmente famosa, já sexagenária e ainda no auge da sua carreira. Uma mulher capaz de interpretar as mais delicadas composições de Chopin ou Beethoven, mas sempre incompetente ao tentar interpretar a própria filha, Eva. A Eva nenhuma palavra ou gesto lhe passou despercebida ao longo da sua vida, especialmente se estas palavras e gestos vieram da mãe. Considera-se “filha de uma mãe que nunca fica frustrada, decepcionada ou infeliz”, definição que, mesmo irónica, a marcou para sempre, uma vez que Charlotte lhe impôs doses equivocadas de felicidade e segurança. Casada com Viktor, um pastor protestante passivo e observador, ela vê o marido como um amigo, sendo, como é, incapaz de acreditar no amor. Helena, a irmã mais nova, sofre de uma doença degenerativa, o que afastou sempre de si a mãe. Neste regresso, Charlotte é obrigada a confrontar-se com o facto de as duas irmãs viverem juntas.
SONATA DE OUTONO
de Ingmar Bergman
2 A 25 NOV
QUARTA A SÁBADO ÀS 21HOO
DOMINGO ÀS 17H3O
SALA PRINCIPAL TEATRO SÃO LUÍZ
M/16
Interpretação:
ANA BUSTORFF
FERNANDA LAPA
VIRGÍLIO CASTELO
MARTA LAPA

Etiquetas: ,

2 Comentários:

  • Estou de acordo. O instinto maternal não existe em nós. É aprendido como tantas outras coisas. Muito interessante esta peça! Bjs Rise

    Por Blogger Margot, Às 22:01  

  • Ou melhor, não é inato. Acho que me expliquei mal. Existir existe mas é aprendido e parece que a pianista aprendeu mt bem a interpretar composições mas não aprendeu a interpretara sua filha. ;)

    Por Blogger Margot, Às 22:02  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial