Ópera no CCB
O grupo Músicos do Tejo apresenta a ópera cómica La Spinalba ou o velho doido, escrita em 1739 por Francisco António de Almeida, sendo apresentada no CCB dias 22 e 23 de Fevereiro pelas 21h.
"La Spinalba ovvero il vecchio matto", 1739
Ópera em III actos de Francisco António de Almeida (1702-1755)
Direcção | Marcos Magalhães
Concertino | Luís Otávio Santos
Orquestra Os Músicos do Tejo
A ópera será legendada em português.
Os Músicos do Tejo dedica-se à música do período entre os séculos XVI e XVIII, com o objectivo de potenciar a maturidade que o movimento da música antiga em instrumentos originais está a alcançar em Portugal e a dirigi-lo para um trabalho livre de fórmulas já garantidas.
Francisco António de Almeida (1702-1755), autor da primeira ópera representada em Portugal, "La Pazienza di Socrate" (1733), estreou a ópera cómica "La Spinalba ou o Velho Doido" em 1739, nos Paços da Ribeira. Foi um dos jovens compositores a quem o rei D. João V financiou os estudos em Roma, para onde foi em 1722, e ali foi muito elogiado pelas composições para concertos e música sacra. "La Spinalba ovvero il Vecchio Matto" revela um estilo elegante e expressivo que acentua mais o carácter sentimental do libreto do que a sua vertente cómica.
"La Spinalba ovvero il vecchio matto", 1739
Ópera em III actos de Francisco António de Almeida (1702-1755)
Direcção | Marcos Magalhães
Concertino | Luís Otávio Santos
Orquestra Os Músicos do Tejo
A ópera será legendada em português.
Os Músicos do Tejo dedica-se à música do período entre os séculos XVI e XVIII, com o objectivo de potenciar a maturidade que o movimento da música antiga em instrumentos originais está a alcançar em Portugal e a dirigi-lo para um trabalho livre de fórmulas já garantidas.
Francisco António de Almeida (1702-1755), autor da primeira ópera representada em Portugal, "La Pazienza di Socrate" (1733), estreou a ópera cómica "La Spinalba ou o Velho Doido" em 1739, nos Paços da Ribeira. Foi um dos jovens compositores a quem o rei D. João V financiou os estudos em Roma, para onde foi em 1722, e ali foi muito elogiado pelas composições para concertos e música sacra. "La Spinalba ovvero il Vecchio Matto" revela um estilo elegante e expressivo que acentua mais o carácter sentimental do libreto do que a sua vertente cómica.
Etiquetas: DIVULGAÇÃO, MÚSICA
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