Fusco Lusco

sexta-feira, março 30, 2007

Concerto

Domingo, 1 de Abril às 16h


Mosteiro dos Jeronimos

"Membra Jesu Nostri" -Dietrich Buxtehude (1637-1707)


com coro de Santa Maria de Belem um ensemble barroco

no tricentésimo aniversário da sua morte que se celebra este ano

Etiquetas:

terça-feira, março 27, 2007

Dia internacional do Teatro


Etiquetas:

Mensagem do Dia Mundial do Teatro 2007

"Muito Jovem, descobri o amor pelo fascinante mundo do Teatro. Pude entender e valorizar a sua verdadeira essência quando me envolvi seriamente como escritor, actor e director de uma produção teatral de carácter político que provocou a cólera das autoridades da época. Confiscaram tudo o que se encontrava no Teatro e procederam ao seu encerramento perante os meus próprios olhos. O espírito do Teatro que vivia em mim não tinha outra escolha frente aos soldados armados que a de refugiar-se e teimar com a minha consciência. Nesse momento, compreendi a força e o poder do Teatro perante aqueles que não toleram a opinião dos outros e aprendi, com certeza, o papel sério e importante que o Teatro pode desempenhar na vida dos povos.
Durante os meus anos de estudante no Cairo, o palco entrou no profundo da minha consciência e deixou raízes, li tudo quanto se escrevia sobre Teatro e tive ocasião de assistir aos espectáculos mais diversos. Esta descoberta aprofundou-se anos depois e hoje, o Teatro continua a interessar-me de modo geral.
Aprendi através das minhas leituras, sobre a Antiga Grécia até aos nossos dias, a magia potencial que o mundo do Teatro contém e a sua capacidade para descobrir a profundidade da alma humana e revelar os seus mistérios. O Teatro constitui um factor de unificação dos seres humanos e o homem pode, através dele, encher o mundo de amizade e abrir horizontes de diálogo entre os povos, sem distinção de raça, cor ou crença. Foi para mim um factor suplementar para aceitar o Outro tal como é. Compreendi igualmente que o bem unifica os seres humanos e que o mal os separa.
As guerras que golpearam a humanidade desde épocas antigas encontraram justificações profundas nas intenções maléficas que não apreciam a beleza. E a beleza perfeita não se encontra em nenhuma outra arte como no Teatro. Ele é o recipiente que contém todas as Belas Artes. Aquele que não saborear a beleza não pode apreciar o valor da vida; e o Teatro é a vida.
Necessitamos repelir hoje todas as guerras absurdas em todas as suas formas e divergências dogmáticas que flagelam. Na ausência de um travão moral, de uma consciência viva, o espectáculo das violências e os assassinatos cegos vão submergindo em todo o planeta com o seu cortejo de desigualdades, entre uma riqueza excessiva e uma miséria negra entre as partes de um mundo sinistrado por epidemias endémicas ou pelos problemas de desertificação e seca. Tudo isto é causado pela ausência de um diálogo autêntico que possibilite fazer deste mundo um lugar para vivermos juntos.
Amigos do Teatro, uma tempestade desencadeia-se sobre o nosso planeta, causada pela violência de um turbilhão de suspeitas e desconfianças que ameaçam e nos impedem de ter uma visão clara das coisas. As nossas vozes são sufocadas e não chega a todos os ouvidos a causa da violência e a divisão dos povos. Esta tempestade ameaça desviar-nos e afastar-nos uns dos outros.
Devemos opormo-nos aos que fazem soar a corneta para desencadear tumultos, não para destruí-los mas para afastarmo-nos de atmosferas contaminadas e dedicar nossos esforços à comunicação e estabelecimento de relações amistosas, com quem prega a fraternidade entre os povos.
Nós somos meros mortais, mas o Teatro é como que eterno, como a própria vida."

Sua Alteza O Xeque Dr. Sultão Bin Mohammed Al Qasimi

Etiquetas:

segunda-feira, março 26, 2007

lanche

Um biscoito de laranja mudou de direcção.
Acompanhava um delicioso chá,
mas, por ironia de um curto destino,
deixou-se envolver por um movimento mágico
que o fez voar até ao chão.
Há migalhas por aí...
e eu... mergulhada na solidão
de um aroma de jasmim.

domingo, março 25, 2007

A música

Vou lembrar-me sempre,
nesta Primavera,
que a Música está aqui.
Mais presente por ser Primavera,
Mais Música por ser imprescindível.

Etiquetas:

quinta-feira, março 22, 2007

está frio

Ainda agora chegou a Primavera e já nos está a pregar partidas. Está um frio gelado e um vento gélido. Nem a música me consegue aquecer... vou fazer um chá... e entretanto o requiem do Fauré continua a tocar.

La Traviata

Para ver e ouvir:

http://www.dailymotion.com/video/xp7vr_verdi-traviata-choeur-bohemiens+

Etiquetas:

segunda-feira, março 12, 2007

Dos gardenias

Dos gardenias para ti
Con ellas quiero decir
Te quiero, te adoro, mi vida
Ponles toda tu atención
Porque son tu corazón y el mío

Dos gardenias para ti
Que tendrán todo el calor de un beso
De esos besos que te di
Y que jamás encontrarás
En el calor de otro querer

A tu lado vivirán y se hablarán
Como cuando estás conmigo
Y hasta creerás que te dirán
Te quieroPero si un atardecer
Las gardenias de mi amor se mueren
Es porque han adivinado
Que tu amor me ha traicionado
Porque existe otro querer

Buena Vista Social CLub

Etiquetas:

sexta-feira, março 09, 2007

sempre em frente

(...) olhem sempre em frente, olhem para o Sol, não tenham medo de errar sendo originais, iconoclastas, e anti, o mais anti que puderem, e verdadeiros, fugindo aos velhos caminhos trilhados de pé posto e a todas as conjuras dos Velhos do Restelo. Cultivem a inquietação como uma fonte de renovamento."

Aquilino Ribeiro

Etiquetas:

quinta-feira, março 08, 2007

Dia Mundial da Mulher


Ending impunity for viloence against women and girls

quarta-feira, março 07, 2007

O Segredo



" Um segredo não gosta de ser quem é, de ser um segredo. Talvez por ser uma coisa à parte, que existe sem existir, e é sem o ser, já que ninguém o conhece, embora todos o queiram conhecer."

um livro de Álvaro Magalhães, com ilustração de Júlio Vanzeler

Etiquetas: